Sobre o binômio saúde - doença

Francisco Muniz

Resultado de imagem para rainha de copas

No último seminário que realizou em Salvador, no Salão Doutrinário do C. E. Deus, Luz e Verdade, o psiquiatra mineiro Roberto Lúcio de Souza deixou estas informações, que merecem nossas reflexões:

Sobre a mente: "A mente é uma das mais nobres manifestações do Espírito, responsável pela transformação da vontade em raciocínio analítico".

Sobre o animismo, citando Chico Xavier: "Quando o fenômeno mediúnico é muito bom, ele é 80% anímico".

Sobre o conceito de saúde: "Não sabemos o que é saúde, só doença. Emmanuel está certo quando diz que todos no mundo são doentes em busca da cura".

Sobre o conceito de normalidade: "Normalidade, para a medicina, tem a ver com estatística".

Ainda sobre normalidade: "Todo mundo é doido. Todo mundo é doído na alma."

Sobre saúde: Saúde é a real conexão da criatura com o Criador, realizando as leis divinas ou naturais - fenômeno multidimensional e interdependente".

Sobre doença, citando o Espírito Joseph Gleber, autor do livro "O homem sadio": "Doença não é a perda da compreensão da Verdade, é a rebeldia de não vivê-la ou de querer ignorá-la".

Ainda sobre doença: "Diabetes é doença de rebeldes mitômanos".

De novo sobre doença: "É falta de fé, por não reconhecer Deus em seu lugar; fé é insegurança, que expressa egoísmo e dá vez à rebeldia; daí nasce, depois, a culpa que se transforma em remorso e abre campo para a doença, além de possibilitar quadros de obsessão".

Sobre a cura: "É processo de transformação pelo arrependimento, que leva à reparação e à expiação".

Ainda sobre a cura: "É preciso assumir que se está doente, pois a negação só traz alívio dos sintomas (quando o enfermo busca tratamentos), ao passo que a consciência do estado enfermiço, por sua constatação, leva à busca do autoconhecimento".

Sobre o autoconhecimento: "Essa busca gera o reconhecimento de si próprio, que desenvolve a humildade pelo arrependimento e ocasiona o despertamento das potencialidades e a consciência de ser herdeiro de Deus, proporcionando saúde; o autoconhecimento também produz o reconhecimento do outro e da realidade do Criador, levando á aceitação da paternidade divina (fé), possibilitando a vivência da Lei, o que configura a saúde integral, que é a perfeita harmonia da alma".

Por fim,

Sobre a loucura nossa de cada dia: "Louco é quem faz as mesmas coisas todos os dias e espera resultados diferentes" - e citou a Rainha de Copas, personagem do livro "Alice no país das maravilhas", de Lewis Carrol.

Comentários